Até o momento, o problema de comprometimento da visão (o rápido desenvolvimento de várias doenças oftálmicas) em pessoas de diferentes categorias de idade é muito aguda. Tudo é o culpado por uma atitude negligente em relação à saúde e carga excessiva no órgão da visão. Computadores, tablets, telefones, televisões e livros E - Todas essas coisas podem não apenas simplificar a vida, mas a vice -versa, danos.
Felizmente, a ciência não fica parada e as doenças que anteriormente sucumbiram ao tratamento, agora você pode eliminar quase sem consequências e complicações.
Correção da visão a laser
A correção da visão a laser é uma oportunidade não apenas para abandonar os óculos e as lentes de contato, mas também a única maneira eficaz e segura de preservar a visão na velhice.
As vantagens deste procedimento:
- Segurança. A probabilidade relativamente baixa de desenvolver complicações graves.
- Eficiência por quaisquer violações. A operação é realizada não apenas para melhorar a visão e se livrar da óptica. Em alguns casos, a correção do laser não pode ser dispensada (isso se aplica a doenças que levam à cegueira).
- Sem dor. Antes de iniciar o procedimento, o paciente é enterrado no órgão da droga anestésica, de modo que o máximo que o paciente pode sentir é um desconforto fácil em certos estágios da intervenção cirúrgica.
- Continuidade. O procedimento em si dura um minuto, o tempo principal é gasto na preparação para gastá -lo.
- Período de recuperação curta. Nesse caso, não há necessidade de design em um hospital. O procedimento é realizado em um paciente ambulatorial e, depois dele, o paciente pode voltar para casa.
- Estabilidade e previsibilidade. Quão eficaz a operação será quase sempre conhecida pelo médico antes dela. O resultado persiste por um longo tempo (a exceção pode ser a presença de miopia progressiva no paciente).
A escolha de um especialista e o local da operação sempre permanecem por trás do paciente. O preço do procedimento e os serviços de um médico em clínicas privadas podem diferir. Sua formação é afetada por muitos fatores. Portanto, vale a pena dedicar tempo para encontrar informações e esclarecer todas as questões de interesse com antecedência.
Variedades de cirurgia
Existem vários métodos de correção. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. Lista de tipos de correção a laser:
- Laser (subepitelial) queratomilesia;
- Queratectomia de refração fotográfica;
- Femtossegundo LKZ.
A queratectomia da refração da foto (Serviço Federal de Migração) foi passada pela primeira vez há várias décadas na Alemanha. Usando este procedimento, uma exposição à córnea com um com um laser de salto. O testemunho de conduzir são astigmatismo, miopia e miopia.
Uma desvantagem significativa do método de queratectomia foto -resposta é um período de recuperação longo e desagradável. Além disso, a visão após o procedimento não retorna imediatamente, mas gradualmente, as complicações são possíveis. Portanto, eles recorrem a isso apenas quando outros métodos mais modernos e eficazes são contra -indicados.
A queratomilesia subepitelial a laser (Lasek). Ao contrário do método anterior, durante a operação, a camada da córnea de superfície não ocorre, ele apenas muda para o lado. O período de recuperação dura menos do que com o Serviço Federal de Migração.
Ceratomilese a laser (LASIK). No momento, esse é o método mais seguro e eficaz de correção da visão. O período de recuperação é curto, a visão já melhora nas primeiras horas após a cirurgia.
A femtossegundos LEC (FEMO LASIK) é uma das modificações do método LASIK, que ajuda a obter resultados perfeitos. Os riscos são reduzidos, os retornos da visão e o período de reabilitação não dura muito. Além disso, esse método possui menos contra -indicações do que a correção comum a laser. O procedimento pode ser realizado para os pacientes, mesmo com a "síndrome do olho seco".
Existem também outras modificações dos principais métodos. A escolha do método mais relevante em uma situação específica é realizada pelo médico.
Indicações e contra -indicações
A correção da visão a laser, como qualquer outro procedimento, tem suas próprias indicações e contra -indicações. As indicações são divididas em dois tipos: médico e profissional.
Uma indicação médica para a correção da visão a laser é a presença de tais violações em um olho (o outro bem):
- hipermetropia;
- astigmatismo;
- miopia.
Indicações profissionais (especialidades onde é inadequado usar lentes ou óculos):
- bombeiros;
- polícia;
- militares;
- Pessoas que trabalham na esfera industrial (lugares onde há muita poeira, fumaça e outros fatores adversos).
Contra -indicações são relativas e absolutas. Absoluto inclua:
- Patologias autoimunes;
- imunodeficiência;
- doenças que afetam os processos e a taxa de cicatrização após a cirurgia;
- a presença de apenas um olho no paciente;
- miopia (progressiva);
- infecção por herpesvírus;
- descolamento da retina;
- O afinamento da córnea.
Lista de contra -indicações relativas:
- diabetes mellitus;
- psicoses;
- Gravidez de amamentação;
- problemas cardíacos no paciente (a presença de um marcapasso);
- doenças oftalmológicas de natureza inflamatória;
- cicatrizes na córnea (concha);
- Mudanças na retina e fundo.
A operação é estritamente proibida de conduzir pessoas que não atingiram os 18 anos de idade. Isso se deve a características fisiológicas (não completamente formadas pelo globo ocular).
Preparação para correção a laser
Quando a operação para restaurar a visão já está atribuída, o oftalmologista recomenda fazer vários testes e seguir certas regras. Você também pode precisar de uma consulta de outros especialistas: terapeuta, endocrinologista, cardiologista etc.
Análises que devem ser tomadas antes do procedimento:
- exame de sangue geral;
- Análise de urina geral;
- Análise do HIV;
- Análise para sífilis;
- análise de hepatite;
- Coagulograma.
A lista de recomendações muito importantes a serem realizadas para admissão na intervenção cirúrgica:
- Pare de usar lentes de contato (é necessário fazer isso de uma a duas semanas antes da cirurgia);
- Recuse alguns dias antes do procedimento de bebidas alcoólicas e medicamentos que contêm álcool;
- Coloque -se em ordem antes do procedimento;
- O café da manhã no dia da data atribuído deve ser fácil;
- É impossível aplicar maquiagem no rosto e perfumes ao corpo antes da operação;
- É necessário comprar e levar óculos de sol com você (eles serão necessários após o procedimento e durante o período de recuperação);
- É aconselhável levar uma pessoa próxima com ele para uma melhoria da visão a laser da visão que se lembrará de todas as recomendações do médico sobre o período pós -operatório ajudará a chegar em casa, e a primeira vez cuidará do paciente.
O cumprimento dessas condições é muito importante, uma vez que o sucesso do procedimento e o resultado final depende disso.
Como o procedimento é realizado
Quase todos os tipos de correção a laser são realizados em três estágios principais. Se falarmos sobre o procedimento LASIK mais eficaz, popular e exigido, é o seguinte:
- A primeira etapa. Um laser ou um microcarata cria uma aba na superfície da córnea e a leva para o lado.
- O segundo estágio. Há uma mudança na forma da córnea com um feixe de laser (deve corresponder aos parâmetros individuais do paciente).
- O terceiro estágio. A aba é devolvida à posição inicial e adotada.

Muitos ouviram que os pacientes estão selando os olhos durante a operação. Há momentos em que o paciente acorda durante o procedimento e o trauma é possível. Nessa situação, os olhos não são selados durante a correção do laser, uma vez que as gotas anestésicas são instiladas antes do procedimento e a própria operação dura apenas alguns minutos, portanto, essas medidas são excessivamente.
Período pós -operatório
O período pós -operatório prossegue um no outro. Mas após a correção do laser por Lasik, o paciente sente uma melhora nos primeiros dias e não parece muito desconforto.
Após a intervenção cirúrgica, é necessário esclarecer mais uma vez sobre todas as complicações possíveis, fazer perguntas emocionantes, também ouvir as principais recomendações.
A lista aproximada de ações no período pós -operatório (a duração desse período depende de muitos fatores):
- Você só pode dormir de costas;
- É necessário visitar um oftalmologista nas datas do set;
- Após a cirurgia, é necessário colocar óculos de sol na rua (protegem contra poeira, infecção e pequenas partículas nos olhos);
- Você não pode tocar suas mãos no local operado;
- Os medicamentos prescritos devem ser usados estritamente no tempo e na quantidade indicada;
- É melhor não lavar a cabeça nos primeiros dias após a operação;
- Você pode lavar apenas com água purificada ou cozida;
- Por algum tempo, você deve abandonar o uso de cuidados e cosméticos decorativos;
- É importante moderar o esforço físico por algum tempo (o médico deve relatar o fim das restrições na recepção após o exame);
- Você não pode visitar saunas, piscinas e outros locais públicos onde pode pegar a infecção;
- É necessário reduzir a carga nos olhos (recusar -se a ler, assistir à TV, ao uso longo a longo prazo de telefones e tablets);
- É estritamente proibido dirigir um carro no período pós -operatório;
- Se dói ou sentir forte desconforto, é necessário entrar em contato com um especialista.
Existem algumas recomendações nutricionais. Como a correção do laser ainda é uma cirurgia e, portanto, um certo estresse para o corpo, você precisa comer direito.
Como em qualquer outro período, os alimentos devem ser úteis e conter as vitaminas necessárias. Para melhorar a visão, é recomendável comer frutas e vegetais ricos em vitaminas A e C.
Para isso, eles são adequados:
- Frutas e bagas: mirtilos, damascos, pêssegos, kiwi, etc. ;
- Vegetais: brócolis, cenoura, tomate, abóbora;
- produtos lácteos (queijo cottage);
- Peixe: salmão, cavala;
- Carne: frango, coelho, peru;
- miudezas (rins e fígado);
- Ovos (gemas).
No período pós -operatório, é estritamente proibido beber álcool e é aconselhável abandonar o fumo. Se a saúde piorar acentuadamente nas primeiras semanas após a cirurgia e a prescrição de medicamentos adicionais forem necessários, o médico deve ser mencionado sobre a correção de laser recentemente conduzida.
Os riscos e conseqüências da operação
Apesar do fato de que a correção do laser, em princípio, não possui um perigo sério, há situações em que as complicações ainda surgem e elas levam a consequências não bastante agradáveis. O oftalmologista e o paciente, concordando com a operação, devem ser mencionados na recepção, devem estar prontos para possíveis riscos.
Uma lista de possíveis complicações que podem ocorrer durante a operação:
- A concha da buzina pode ser nublada;
- A acuidade visual pode diminuir;
- A imagem pode começar a dobrar;
- Astigmatismo se desenvolve.
Esses problemas podem surgir por vários motivos: a falta de experiência e o profissionalismo em um médico, ferramentas selecionadas incorretamente ou um método de correção, razões técnicas etc.
Complicações que podem ocorrer após a operação:
- inchaço, processo inflamatório, coceira, dor e queima;
- reação alérgica a medicamentos;
- falta de melhoria ou deterioração;
- cegueira (causada pela intolerância individual).
Vários problemas que podem não ocorrer imediatamente, mas algum tempo após a cirurgia:
- o retorno das doenças oftalmológicas (falta de efeito terapêutico);
- síndrome do olho seco;
- Processos patológicos que afetam a córnea (ceratoconus, erosão, etc. ).
O método de correção a laser tem vantagens e desvantagens. Decidir sobre este procedimento ou não é o caso de todos. Em alguns casos, ajuda a melhorar a qualidade de vida (torna possível andar sem óculos e lentes) e, às vezes, economiza da completa cegueira.
Operações cirúrgicas
Apesar da alta popularidade da correção a laser, há situações em que você simplesmente não pode fazer sem outras operações microcirúrgicas. Eles economizam da cegueira de pacientes com glaucoma, catarata e várias patologias da retina. E também tem várias vantagens e desvantagens.
Para combater a catarata, são realizadas operações para remover a lente e sua substituição por uma lente. A microcirurgia também é capaz de lidar com doenças da retina. Para fazer isso, os médicos atingem seu ajuste completo aos tecidos (sujeitos) ou removem cicatrizes e tecidos do corpo vítreo com sinais de mudanças patológicas. O glaucoma é vencido por cirurgia para restaurar o equilíbrio fluido no órgão.
Tais procedimentos (intervenções cirúrgicas) são amplamente utilizadas : :
- A ceratoplastia (através deste procedimento, as funções e a forma da córnea são restauradas);
- escleroplastia (uma operação que ajuda a suspender a miopia progressiva);
- Implantação de lentes (FAKID): a miopia e a miopia são ajustadas;
- Vitrectomia (durante este procedimento, processos patológicos na retina são eliminados)
- Lensectomia (durante a operação, a lente é removida e substituída por uma lente intra -ocular).

A intervenção oftalmológica operacional pode ser louca ou superficial. A correção do laser refere -se ao tipo de superfície e à operação para remover as cataratas para a tira.
A intervenção cirúrgica chega ao resgate quando a correção do laser é proibida ou incapaz de lidar com uma doença oftalmológica grave (catarata, glaucoma, etc. ). Portanto, se o médico insistir com precisão na maneira cirúrgica de combater a doença, ele precisa confiar nele.
O tratamento de doenças oftálmicas raramente é barato, e isso não se deve ao desejo dos médicos de ganhar o máximo de dinheiro possível. Isso se deve ao alto custo de material e equipamento com o qual o tratamento é realizado. A questão eterna também é uma decisão sobre a escolha de uma clínica: privado ou estado. Nesse caso, é difícil adivinhar. O médico da clínica estadual pode ter mais experiência e faz com que todos os procedimentos de maneira eficiente e confiante, e o médico de uma clínica privada tem mais condições para o trabalho bem -sucedido (equipamento moderno). Alguns médicos trabalham simultaneamente na clínica privada e estadual, para que você não precise se concentrar no preço dos serviços. A presença de revisões e recomendações positivas é muito mais importante.